Começaremos, então, pelo primeiro dos monstros vencidos pelo herói: o Leão de Neméia.
O Leão de Neméia
Filho de Equidna, conhecida como "a Mãe de todos os monstros", e de Tifão ou Ortro (dependendo de quem conta a história), o Leão de Neméia é uma besta mitológica que, segundo a lenda, vivia nas em Tretos, nas colinas de Neméia, no nordeste do Peloponeso, de onde representava o flagelo para os homens da região.
Localização de Neméia na Grécia (em vermelho) |
Dotado de grande ferocidade, o Leão era imbatível. Não apenas por sua grande força e suas temíveis garras e presas, mas por seu couro: era dito que a pelagem dourada do leão era invulnerável, sendo praticamente impossível corta-la ou perfura-la, e protegendo o já feroz animal contra eventuais guerreiros que ousassem tentar caça-lo nas terras onde vivia. Seu tamanho é controverso: alguns relatos apontam um leão de tamanho convencional, enquanto outros (como Diodorus Siculus) indicam uma besta de tamanho enorme e amedrontador.
Segundo Hesíodo, o leão havia sido treinado e estabelecido na região pela deusa Hera, para ser uma praga para a humanidade, caçando os povos residentes nas redondezas do monte Treto, onde ficava sua caverna. De tão mortífero, logo sua presença chamara atenção do Rei Euristeu, primo de Heracles, que o enviou na missão de matar o leão dourado como seu primeiro trabalho.
A empreitada foi árdua. Em seu primeiro confronto, o herói, sem saber da invulnerabilidade da fera, dispara uma série de flechas, que caíram sem ferir o leão. Usando a clava, conseguiu fazer com que a criatura fugisse para sua caverna, que tinha duas saídas, permitindo que o leão pudesse escapar de qualquer perigo. Héracles bloqueia uma das saídas, entrando pela outra e engajando o leão em combate corpo-a-corpo, estrangulando-o com suas mãos nuas, tendo um de seus dedos devorados durante o combate.
Constelação de Leão |
Em homenagem ao Leão de Neméia foi batizada a 5ª Constelação do Zodíaco, a Constelação de Leão. O embate do monstro com o herói grego também é retratado em algumas versões do Tarô, no 8º (ou 11º) Arcano Maior, a Força.
Nenhum comentário:
Postar um comentário