sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Resenha de Livro: Livro dos Monstro D&D 3.5

Essa aqui é a capa do livro. "I can see you!"
"Inimigos temíveis e formidáveis espreitam neste livro"
Sem ideia de por qual ser fantástico começar, optei por iniciar minhas postagens com a resenha de um bestiário. Qual melhor do que o bestiário da melhor edição do mais clássico RPG de todos os tempos: o Livro dos Monstros do Dungeons and Dragons 3.5?
Para começo de conversa, uma contextualização rápida: Dungeons and Dragons foi o primeiro dos chamados "RPGs de mesa", criado em 1974 pelos (já falecidos; que Deus os tenha) Garyx Gygax e Dave Arneson, a partir dos antigos (mas ainda existentes) wargames, os jogos guerras de miniaturas, onde os jogadores controlam taticamente (e não estrategicamente, como no War) tropas num campo de batalha. Uma mudança de perspectiva jogou o foco dos grandes exércitos para as miniaturas, tratadas individualmente, permitindo que os jogadores controlassem direta e unicamente os "seus personagens", e resultando na criação dos agora famosos "grupos de aventureiros" (Tolkien foi influência aqui, podem ter certeza). Após alguns anos, ganhou outras versões e edições, e atualmente está passando por sua (catastrófica) Quarta Era, onde o RPG se encontrou, de forma muito infeliz, com os jogos de videogame, numa explosão de cores e magias de causar epilepsia em muitas pessoas. Agora falam numa quinta edição... Pior do que está não fica, creio eu...
Imagens de alta qualidade. Acima, um golem
de ferro e um golem de carne.
Mas voltando. Esse livro é o terceiro livro do "set básico" da Terceira Edição Revisada (ou v 3.5) do D&D, os três livros essenciais para se jogar, ao lado do Livro do Jogador e do Livro do Mestre. Foi lançado em 2004, pouco depois da edição original (a v 3.0), revisando e atualizando o conteúdo da mesma. Um largo bestiário, com centenas de monstros para ser utilizados em aventuras e campanhas, e mesmo como uma interessante leitura descompromissada (experiência própria).
Como os outros dois manuais básicos, esse livro vem com uma encadernação muito bonita, imitando um grimório (ou livro de magias), e um olho no meio, num design que lembra metal e escamas vermelhas.
O interior segue o padrão. Com bordas esteticamente bonitas, e uma boa diagramação, imitando um caderno antigo e muitas (MUITAS) imagens (mais até que a versão original-3.0), o livro é impresso em papel de qualidade, e causa uma impressão inicial muito boa.
As imagens estão num nível geral bom, com algumas excelentes e outras bem fraquinhas. Destaque para os dragões: todos os dragões receberam imagens individuais, e serviram como uma padronização para os bichos, que desde a Segunda Edição recebiam algumas parcas imagens em cores, carecendo de uma arte mais detalhada. Aqui eles recebem todo o respeito que merecem, tanto em estatísticas de jogo (estão bem mais fortes do que da segunda edição) quanto em arte e espaço (páginas e páginas explicando regras sobre os dragões). Junto dos Celestiais (aqui denominados Anjos, Arcontes e Eladrin) e os Abissais (Fiend; divididos em Demônios e Diabos), roubam a cena com um grande detalhamento, descrições físicas, comportamentais, etc.
De resto, o livro segue o mesmo padrão. Descrições das criaturas, com noções sobre habitat e comportamentos, e mesmo sobre o funcionamento das sociedades (quando pertinente, como no caso dos seres sencientes) estão bem escritas, e suficientemente detalhadas para utilizar nas aventuras sem a necessidade de suplementos e afins (embora eles existam e sejam muito úteis).
Criaturas mitológicas de diversas culturas, como a quimera e a medusa gregas e as fadas celtas, estão ao lado de seres próprios do Dungeons and Dragons, como os Devoradores de Mentes e o esquisito digestor, todos com estatística de jogos prontas e algumas variantes, como um Aboleth mago e um basilisco superior abissal, facilitando para mestres terem alguns "bichos diferentes" sem tanto esforço.
Em contrapartida, alguns defeitos menores podem ser encontrados. A ausência de alguns monstros clássicos, como a  Fênix e a Banshee, foram sentidas (elas vão aparecer no Monster Manual II, não lançado em português). Algumas seções e apêndices ficaram mal localizados, e confundem alguns leitores. Porém, em alguns casos (como os templates/modelos) foram deslocados, com relação à versão original-3.0, de forma a facilitar o acesso (estão no meio do livro, e não num apêndice final).
A versão brasileira está satisfatória. As imagens e textos foram ligeiramente reduzidos, uma vez que o texto em português no geral fica maior que o em inglês. As traduções estão bem feitas, embora possa causar estranhamento em alguns jogadores acostumados à versão inglesa (Abocanhador Matraqueante?). E algumas criaturas ficam muito difíceis de se traduzir (Wight, Ghoul, Ghast... Como se traduz isso?), mas são apenas detalhes, que não chegam a atrapalhar realmente a leitura do livro.
Em suma, um ótimo bestiário, à altura dos outros dois livros. Formidável, embora infelizmente tenha saído de tiragem há muito tempo (sim essa resenha está muito atrasada).

E que venha a 5ª Edição (pelos céus, que seja decente!)

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